terça-feira, 26 de janeiro de 2010

PROPOSTA PEDAGÓGICA: LINGUAGENS GERADORAS

LINGUAGENS GERADORAS
Equipe Pedagógica Baby Disney

Logo, de certa forma, temos o caminho de entrada, mas não sabemos como vai terminar (se é que vai terminar). O começo é dado justamente pelo projeto. Entretanto, a surpresa devida ao como as coisas vão se arranjar é inevitável. Neste caso, a abertura e a perplexidade são traços definitivos desta prática
(Villela Pereira, 1995, p. 81-82)

A perspectiva teórica idealizada por Junqueira Filho (2005) entende linguagem como toda e qualquer realização humana e que qualquer linguagem é passível de ser transformada em conteúdos desde que faça sentido para um grupo de crianças, de professoras, de uma escola. Nesse sentido o trabalho acontece dividido em dois blocos: a parte cheia e a parte vazia do planejamento.
A parte cheia é composta por todos os conteúdos-linguagens que a Escola (Direção e professores) consideram ser importantes, escolhas construídas e pensadas ao longo da vivência no cotidiano escolar, “são saberes de práticas, de práticas de si, de práticas de autoconstituição, de compreensão e expressão de si, de demarcação e exercício da possibilidade de intervenção em si e no mundo. (...) São saberes instrumentais (...).” (Junqueira Filho, 2005, p. 21).
A segunda parte do planejamento, a parte vazia, fica em aberto à espera da chegada das crianças, do início do ano letivo.
Uma lacuna ser preenchida conjuntamente pelas crianças e sua professora, a partir das interações das crianças juntos aos conteúdos-linguagens da parte cheia – esboçada pela professora – e das leituras-articulações-intervenções - leituras diagnósticas, de produção de sentido, produzidas pela professora e gerando intervenções da professora -, a partir de pistas que vai identificando e significando sobre os funcionamentos, realizações e produções das crianças, no dia-a-dia do trabalho junto ao grupo (Junqueira Filho, 2005, p. 23).

Dentro dessa proposta, cabe ao professor organizar situações de aprendizagem que façam sentido para o seu grupo de alunos, por isso cada conteúdo deve conter um projeto que conte um pouco mais sobre aquilo que vai ser feito para trabalhar com aquela linguagem.
No entanto, deve ser entendido que muitos projetos vão ser trabalhados todos os dias, simultaneamente, pois todos os dias as crianças comem, brincam, escovam os dentes, resolvem conflitos, dormem, vão ao banheiro, fazem atividades e cada uma dessas situações diz respeito a uma linguagem específica que tem um conjunto de regras próprias de funcionamento, o que torna evidente que haja um projeto para cada um desses momentos.

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